Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3573-1575
EMAIL ouvidoria@pirauba.mg.gov.br

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE 2022

DATA: 09-02-2022

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE 2022

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE | PIRAÚBA | MG

HEMOMINAS | JUIZ DE FORA | MG

A Secretaria Municipal de Saúde, considerando a importância da doação de sangue e a necessidade dos hemocomponentes para salvar vidas de pessoas conhecidas e desconhecidas, bem como, a baixa dos bancos de sangue do país inteiro, desenvolve a CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE no município de PIRAÚBA/MG.

No Brasil, dados recentes mostram que apenas de 1,6% a 1,8% da população doa sangue. Uma margem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica entre 1% e 3% para que a população local esteja em segurança.

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – qualidades que já nascem com a pessoa ou que podem ser cultivadas desde a infância e mesmo despertadas pelo exemplo alheio. Ou quando a necessidade bate à porta. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Não existe substituto para o sangue pois nenhum cientista encontrou outra maneira de atender alguém que precise de sangue. “Existem alguns produtos sintéticos que podem até retardar uma transfusão, mas esse é um método paliativo e temporário, que não substitui o sangue humano”. Não há risco de contrair doenças durante a doação. Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado. “E em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo”.

Desse modo, gostaríamos de mobilizar a nossa população em prol da comunidade, reforçando que tivemos dificuldades em procedimentos de hemotransfusão de alguns munícipes devido ao quadro geral dos HEMOCENTROS. Contamos com o apoio de nossa população, visto que é de extrema importância, a participação da comunidade em prol da qualidade de vida e bem-estar.

Os interessados deverão procurar a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE para realizar o cadastro. A doação ocorrerá no HEMOMINAS em JUIZ DE FORA, com transporte disponibilizado gratuitamente. Foram agendados os dias 18/02/2022 (sexta-feira), 25/02/2022 (sexta-feira) e 02/04/2022 (sábado).

Os DOCUMENTOS necessários para o CADASTRO são:

  • Cartão do SUS (CNS); CPF; RG.

Salientamos o candidato deverá estar em conformidade aos critérios para doação de sangue recomendados pela ANVISA e os critérios estabelecidos pelo HEMOMINAS. A saber:

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Todo candidato à doação de sangue deverá apresentar documento de identidade original e oficial com foto;
  • É necessário dormir bem na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação;
  • O uso de medicamento, inclusive para enjoo, pode impedir a realização da doação;
  • A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, o candidato à doação deverá tomar o lanche normalmente, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço é necessário aguardar três (3) horas para realizar a doação;
  • O motorista do veículo que transporta o grupo de doadores não deverá doar sangue nessa ocasião;
  • O atendimento aos candidatos à doação será sequencial, por ordem de chegada e de cumprimento de cada uma das etapas do processo de conscientização, cadastro, triagem e coleta;
  • As doações em grupo ou caravanas são mais demoradas. Haverá um intervalo de tempo entre o término da doação dos primeiros e últimos candidatos. 

O Doador de Sangue é extremamente importante para a manutenção do estoque de sangue e hemocomponentes necessários à comunidade e a Fundação Hemominas tem imenso prazer em recebê-lo. Contamos com a colaboração e participação de todos!

CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES

A Fundação HEMOMINAS adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a HEMOMINAS observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.

Neste sentido, cabe esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A HEMOMINAS não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames. 

Para consultar os critérios, verifique sempre todos os fatores associados: exames e procedimentos realizados, diagnóstico e tratamento realizados. Prevalecerá sempre o maior tempo de inaptidão. Vale lembrar, também, que estas normas são submetidas à revisão periódica. Verifique-as sempre que desejar doar sangue.

Mas você pode continuar ajudando a salvar vidas: incentive pessoas que você conheça a realizar uma doação de sangue. Sua atitude pode promover mudanças significativas na sociedade e na vida de quem precisa de sangue.

NÃO VALE DESISTIR

Quem não pode doar, de imediato, pode voltar em outra oportunidade. A HEMOMINAS conta com a solidariedade de todos.

CRITÉRIOS GERAIS

ALIMENTAÇÃO

Para doar sangue o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou copiosas será necessário aguardar quatro horas. Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames; assim, sugerimos que nesta situação a doação seja realizada no dia seguinte.

HIDRATAÇÃO

A ingestão de líquidos em volume maior bem antes e depois da doação é muito importante. Uma boa hidratação torna mais fácil a punção venosa e reduz a ocorrência de reações adversas.

DOCUMENTOS

Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação. Podem ser apresentados documentos digitais que possam ser verificados, desde que tenham assinatura para conferência.

ESTADO GERAL

O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. Lembrando que a doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador. 

IDADE

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Se você doou em outro serviço de hemoterapia, apresente um comprovante para poder doar.

NUTRIÇÃO

O candidato a doador deve se encontrar em boas condições nutricionais, a fim de que seu organismo possa responder adequada e prontamente à doação de sangue. O sangue doado é rapidamente reposto, a partir das reservas de líquido, vitaminas e minerais do corpo. Por isso, caso haja algum déficit proteicocalórico ou vitamínico, deve-se aguardar a normalização do estado nutricional para doar sangue. Caso se observe uma perda rápida de peso acima de 10% do peso inicial, é preciso aguardar três meses após a estabilização para a doação de sangue, mesmo que não se tenha utilizado medicamentos. Se houver perda de peso, sem que a pessoa tenha se submetido a dietas ou condicionamento físico, recomenda-se uma avaliação médica para averiguar o motivo.

PESO

A doação de sangue é realizada considerando-se um volume máximo por quilo de peso. Para mulheres, o volume máximo é de 8 mL/Kg e, para os homens, 9 mL/Kg. A coleta é também proporcional ao volume de anticoagulante em cada bolsa de coleta, razão que limita a coleta de volumes menores de sangue e impedem a doação por pessoas com peso inferior a 50 Kg. Assim, na Fundação HEMOMINAS coletam-se bolsas de sangue de acordo com as seguintes condições: 

  •       Homens acima de 50 kg: 450ml
  •       Mulheres entre 50 e 55,9 kg: 410ml
  •       Mulheres com 56 kg ou mais: 450ml

O peso será verificado no momento da doação e será descontado 1 kg referente ao peso da roupa.

Além disso, visando à segurança do doador, respeitamos o peso máximo suportado pela cadeira de coleta recomendado pelo fabricante, a fim de evitar acidentes durante a doação de sangue. Esse limite é variável, em função de diferentes modelos e fabricantes. Em torno de 130, 140 kg, sugerimos contatar a unidade onde pretende doar para saber o limite das cadeiras locais.

SINTOMAS COMUNS QUE IMPEDEM A DOAÇÃO

  • Febre (pico isolado), sem outros sintomas associados: aguardar sete dias após a melhora do sintoma (em função da pandemia e epidemia de Influenza, considerar 14 dias).
  • Febre persistente de origem indeterminada: aguardar diagnóstico ou, no mínimo, três meses sem febre.
  • Diarreia, sem necessidade de uso de antibióticos: aguardar sete dias após a melhora dos sintomas (em função da pandemia, considerar 10 dias).
  • Gripe ou resfriado: aguardar sete dias após a melhora dos sintomas. Se associada à temperatura corporal igual ou superior a 38°C, aguardar 14 dias após a melhora dos sintomas. 

Esclarecemos que, em virtude da pandemia do coronavírus, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, sem febre ou outros sintomas infecciosos, deverá aguardar 10 dias após recuperação para doar. Caso apresente febre, será necessário aguardar 14 dias para doar.

TEMPERATURA

O doador deve estar sem febre. A temperatura será aferida no momento da triagem e não poderá exceder 37° C.

DOAÇÃO DE SANGUE: ORIENTAÇÕES REFERENTES A COVID-19

 As regras para doar sangue associadas à Covid-19 mudaram. Conheça as atualizações.

  • Covid-19: aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Casos graves poderão ter um prazo maior em virtude das complicações associadas à doença.
  • Pessoas que testaram positivo, sem ter apresentado sintomas, devem aguardar 10 dias após a coleta do exame.
  • Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de EPIs, durante atendimento a pacientes com Covid-19, podem doar.
  • Contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros 10 dias da doença), aguardar 7 dias após o último contato para doar (inclui contato sem utilização de máscaras pelo paciente e contatante, contato físico direto, residir em mesma casa/ambiente).
  • Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 14 dias para doar.
  • Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 10 dias para doar. Se houver testagem negativa no 5° dia, poderá ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.
  • Quem tomou a vacina contra o novo coronavírus e deseja doar sangue precisa aguardar por até sete dias, a depender do imunizante. Vacinados com a Coronavac podem doar 48 horas após a aplicação.

ALERGIAS

  • Comuns (manifestações cutâneas ou respiratórias de intensidade leve a moderada): inaptidão na fase aguda e durante tratamento. Sintomas alérgicos respiratórios, como rinite, em função da pandemia, aguardar 10 dias. Se o candidato testar negativo para coronavírus no 5º dia de sintomas, poderá doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de medicamentos antitérmicos.
  • Se estiver realizando tratamento de dessensibilização: apto após 72h de cada aplicação.
  • Antecedente de reação anafilática e de alergia à esterilização com óxido de etileno: inaptidão definitiva.

ACUPUNTURA E PIERCING

A realização de acupuntura por profissionais autorizados (clínicas e profissionais com autorização da Vigilância Sanitária), em condições de antissepsia (adotando normas de procedimentos para redução da ocorrência de infecções), impede a doação por 72h, se não houver sinais inflamatórios locais. Quando realizado por profissionais não autorizados ou sem condição da avaliação da antissepsia, impede a doação por 12 meses.

Piercing (aros metálicos aplicados ao corpo): em condições de antissepsia adequadas aguardar seis (6) meses, e 12 meses quando não for possível avaliar. Quando localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação 12 meses após sua retirada. Este impedimento decorre do risco de transmissão de agentes infecciosos relacionado a estes procedimentos.

DOENÇAS

Algumas condições clínicas são critérios para aprazamento da doação. Desta forma, se foi diagnosticado com alguma doença recentemente, consultar o seu médico assistente e as condições impostas no site.

MENSTRUAÇÃO, GRAVIDEZ, PARTO, ABORTO E AMAMENTAÇÃO

A menstruação por si não impede a doação. Se a pessoa costuma apresentar cólicas intensas, necessitando uso de medicamentos, aconselha-se doar sangue em um dia em que não se esteja com dor. Não se deve doar se a menstruação estiver atrasada ou houver dúvida quanto a uma possível gravidez. A gravidez impede a doação, pois é um período em que o organismo necessita das reservas de vitaminas e minerais para um bom desenvolvimento do feto e que são utilizadas em caso de doação de sangue.  

Após um aborto ou parto normal, é necessário aguardar três meses para doar sangue. A cesariana impede a doação por seis meses.

A amamentação impede a doação até que a criança complete um ano.

SITUAÇÕES DE RISCO ACRESCIDO PARA AQUISIÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELO SANGUE

Algumas doenças que são transmissíveis pelo sangue são adquiridas em situações comuns do dia a dia, como acidentes por contato com sangue e secreções humanas, utilização de drogas e relacionamentos sexuais. Estas situações são avaliadas de maneira individual e sigilosa pelo profissional responsável pela triagem clínica. 

A Fundação HEMOMINAS adota alguns critérios mais detalhados a esse respeito, além dos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta conduta tem por base o princípio da proteção à segurança do receptor de sangue. As doenças infecciosas apresentam um período variável para positivação do exame, a partir da sua aquisição. Este período é conhecido como janela imunológica. Nesse período, os exames não conseguem detectar a doença, mas se o sangue dessa pessoa for utilizado para transfusão, o receptor deste sangue poderá ser contaminado. É por esta razão que é preciso fazer perguntas íntimas acerca do comportamento sexual dos candidatos à doação de sangue. A triagem clínica permite identificar as pessoas que estiveram expostas a situações de risco acrescido para aquisição de doenças transmissíveis pelo sangue, a partir da avaliação cuidadosa desse comportamento. Assim, o candidato deverá efetuar a doação somente após ter se passado tempo suficiente para que, caso tenha adquirido alguma doença, o exame consiga detectá-la. 

Se não for possível doar sangue no dia do comparecimento, a HEMOMINAS conta com a compreensão de todos para retornarem para nova avaliação.

TATUAGEM OU MAQUIAGEM DEFINITIVA

A realização de tatuagem ou de maquiagem definitiva impede a doação de sangue por 12 meses. Esse procedimento é relacionado a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.

USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

A ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24 horas.

O alcoolismo crônico impede a doação de sangue. Esta restrição ocorre porque o uso frequente de bebidas alcoólicas pode afetar o fígado. O fígado doente pode não conseguir produzir adequadamente os fatores de coagulação. Na doação de sangue, a bolsa é fracionada em, pelo menos, três componentes, dentre os quais o plasma fresco congelado (PFC). O PFC é utilizado para repor fatores de coagulação em pessoas que estejam apresentando sangramento anormal. Assim, se o plasma de uma pessoa com doença hepática (doença do fígado) for utilizado, a transfusão pode não funcionar. Além disso, se o doador não estiver produzindo quantidades adequadas de fatores de coagulação, ele também poderá apresentar um sangramento anormal no local da doação, favorecendo a ocorrência de hematomas.

USO DE DROGAS ILEGAIS

História atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas (ilegais) é contraindicação definitiva para a doação de sangue, pois é relacionado à aquisição de doenças infecciosas e transmissíveis pelo sangue. 

O uso de cocaína por via nasal (inalação, cheirar) é causa de exclusão da doação por um período de 12 meses, contados a partir da data da última utilização; em virtude da possibilidade de transmissão de agentes infecciosos também por esta via. 

O uso de outras drogas será avaliado pelo triagista durante a consulta.

USO DE MEDICAMENTOS

É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.

ATENÇÃO: O USO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA IMPEDE A DOAÇÃO POR 12 MESES.

 Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios

O uso de analgésicos (medicamentos para tirar a dor) comuns não impede a doação; entretanto, o triagista avaliará o sintoma e/ou sinal que motivaram a sua utilização, o que poderá, por si, impedir a doação. Assim, sugere-se que se faça a doação em dias em que não se utilizar medicamentos. 
O uso de antitérmicos (medicamentos para controlar a febre) impede a doação em virtude da febre que motivou a sua utilização. As doenças febris apresentam, cada uma, um período específico para liberação da doação. Consulte as informações a respeito das doenças infecciosas e reumáticas para esclarecimentos. Febre de origem não determinada e de curta duração exige o prazo de sete dias para que se possa doar sangue. 

Anti-inflamatórios

Ácido acetilsalicílico e piroxicam: inaptidão por 48 horas.

Demais AINE e os anteriores após 48 horas da utilização: não contraindicam a doação, porém não deve ser preparado concentrado de plaquetas a partir daquela doação, se o medicamento foi usado nos últimos 5 dias. Contraindicam a preparação de plaquetas por cinco dias e seu uso deve ser informado. A doação exclusivamente de plaquetas está contraindicada nesse período. 

Medicamentos anti-inflamatórios: Ácido Acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Sonrisal, Alka Seltzer, Engov), Diclofenacos (Voltaren, Cataflan, Deltaren,Tanderil), Meloxicam (Meloxil, Movatec), Piroxicam (Feldene), Fenilbutazona (Butazolidina, Butazil, Reumazine) e similares. Além disso, o uso de Ácido Acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Sonrisal, Alka Seltzer, Engov) ou de Piroxicam (Feldene) impede também a doação de sangue total por 2 dias.

Anorexígenos (classe das anfetaminas)
Aguardar sete (7) dias após a suspensão do medicamento, incluindo medicamentos para déficit de atenção da classe das anfetaminas.

Antiparasitários

Medicamentos para tratamentos de parasitas intestinais (vermes) comuns não impedem a doação. Algumas doenças que podem acometer outros órgãos além do intestino, como, por exemplo, a esquistossomose, apresentam um prazo de inaptidão variável. Verifique as condições nas informações a respeito das doenças infecciosas.

Anti-hipertensivos

Portadores de hipertensão arterial somente podem doar sangue na Hemominas se estiverem um uso de medicamento que não contraindique por si a doação (excluindo também medicamentos com associações em suas fórmulas), estando com os níveis pressóricos controlados e sem lesões em órgãos alvo (p.ex. coração, rins, olhos afetados pela hipertensão). Para avaliar estas condições sugerimos, que o candidato à doação apresente relatório do seu médico assistente comprovando o controle clínico adequado. No dia da doação, a pressão arterial será aferida e a doação somente poderá ser realizada se a máxima estiver abaixo de 140 mmHg e a mínima abaixo de 90 mmHg.

VACINAS

Algumas vacinas são produzidas com microorganismos vivos atenuados (enfraquecidos) que não causam doença em pessoas sadias. Em algumas situações em que a pessoa se encontra debilitada, por exemplo, quando está em uso de grandes doses de corticoides, em quimioterapia ou com doenças graves como o câncer, a vacina pode levar à ocorrência da doença. Estas vacinas geram um período de inaptidão maior, com o objetivo de que a resposta imunológica do receptor já tenha eliminado o microorganismo por ocasião da doação.

As vacinas produzidas a partir de microorganismos mortos também impedem a doação, porém, por períodos menores, em virtude da possibilidade de ocorrência de reações adversas nos dias subsequentes à sua administração e de reações cruzadas nos exames sorológicos realizados no sangue doado. 

ATESTADO DE DOAÇÃO

No dia da doação, é fornecido Atestado de Doação para fins trabalhistas e escolares. Esclarecemos que atestados somente são válidos com assinatura do profissional de saúde responsável pelo atendimento. Caso você necessite de mais de uma cópia, solicite já no momento da triagem o número necessário. O atestado somente será assinado após a efetuação da doação.

Caso haja extravio ou perda, será necessário comparecer a qualquer uma das unidades da Fundação Hemominas para solicitar uma nova via, tendo em vista à indisponibilidade de assinatura digital para este documento.

Caso não seja possível doar, será fornecida uma declaração de comparecimento. Ela não possui valor legal de atestado. Agende sua doação para um horário compatível com o retorno ao trabalho, de forma a não haver prejuízo se a doação não puder se concretizar.
Se você precisa comprovar a doação, não se esqueça de solicitar o atestado no dia da doação.

Atestados de doação podem ser assinados por médicos ou enfermeiros e têm o mesmo valor legal.

 

REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Saúde. Conheça os critérios do Ministério da Saúde para doação de sangue. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/ conheca-os-criterios-do-ministerio-da-saude-para-doacao-de-sangue.

Brasil. Fundação Hemominas. Doação e atendimento ambulatorial. Disponível em: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial.

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo