22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

DATA: 22-03-2023

Neste dia 22 de março comemoramos o dia mundial da água, este bem tão precioso que devemos preservar. Os alunos das escolas municipais participa desta reflexão. O principal objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como todos nós sabemos, sem água não existiria vida, sendo ela essencial para o funcionamento adequado do corpo dos seres vivos. Além de garantir o funcionamento adequado do nosso corpo, a água é importante para os seres humanos em vários outros aspectos, tais como: preparar alimentos; fazer a higienização da casa e do próprio corpo e irrigação das plantas. Ela é também usada nas atividades industriais e em atividades recreativas.

Diante da grande importância da água para as nossas atividades diárias e o funcionamento do nosso corpo, é fundamental que cuidemos desse recurso hídrico. Para isso é fundamental comprometermo-nos a economizá-la nas nossas atividades do dia a dia e que façamos a nossa parte para evitarmos a contaminação dos ambientes aquáticos, por exemplo, não lançando lixo nesses ambientes.