Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3573-1575
EMAIL ouvidoria@pirauba.mg.gov.br

ORIENTAÇÕES DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

DATA: 21-09-2021

A necessidade de um retorno seguro, com regras de distanciamento e de higienização, além de ser facultativo, ou seja, depende da concordância dos pais (O responsável pelo aluno deverá assinar termo de responsabilidade antes do retorno às atividades presenciais) para que jovens e crianças frequentem as aulas.

Poderá ocorrer a suspensão das aulas presenciais em uma sala de aula, em um turno, em uma escola ou mesmo em todas. Essa medida vai depender das ocorrências de casos.

O retorno será da forma mais segura possível, considerando a saúde de toda a comunidade escolar, alunos, professores e famílias.

Solicitamos assim, a colaboração de todos.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS

Capacidade de pessoas no ambiente

O fluxo de pessoas circulando pelos ambientes da escola será restringido, de acordo com o espaço físico disponível. Além disso, seguindo os protocolos do Programa Minas Consciente, Protocolo Sanitário de retorno às atividades Escolares Presenciais, a capacidade de cada sala de aula será revista obedecendo metragens mais espaçadas para a ocupação dos alunos.

Horário diferenciado para intervalos

Programaremos os horários de intervalos referente à entrada e saída da escola e também para a merenda. Todos deverão obedecer ao horário da sua turma e evitar atrasos para não causar aglomerações.

Entrada na escola

A escola deverá escalonar dias alternados de presença de cada subgrupo, estabelecendo assim a capacidade máxima das salas. O retorno será em tempo integral com os intervalos para a merenda. Os horários serão escalonados e todos deverão respeitar para evitar aglomerações.

Uso de máscara

Será obrigatório o uso de máscara para todos os alunos, professores e servidores. Solicitamos que os alunos tragam pelo menos 2 máscaras a cada dia para troca, sendo essa colocada em saquinhos plásticos para evitar contato com outros materiais.

Ventilação das salas de aula

Máximo de ventilação natural em todos os ambientes escolares, mantendo portas e janelas sempre abertas e evitar ventiladores.

Aferição da temperatura

Para entrar na escola, aferimos a temperatura dos alunos com termômetros a laser. Se o aluno apresentar febre (temperatura maior que 37,5°C), a recomendação é que ele permaneça em casa.

Sintomas

Não mande o seu filho para escola se ele apresentar sintomas gripais ou: tosse, dor de cabeça, dor de garganta, distúrbios gustativos e olfativos, entre outros.

Refeitórios

A merenda será servida no refeitório de forma escalonada, respeitando o distanciamento entre os alunos. Não será permitido o compartilhamento de lanches entre os colegas.

Áreas comuns internas

Será mantido o distanciamento físico adequado.

Ingestão de água durante as aulas

Solicitamos que os alunos tragam sua garrafa com água de casa.

Uso dos Banheiros

Os banheiros terão sua capacidade limitada, e sempre com a supervisão de um adulto.

Higienização e limpeza da escola

Realizaremos diversas ações e procedimentos para garantir a higienização de todo o ambiente escolar. Antes do retorno das aulas presenciais, realizaremos a desinfecção de todos os cômodos da escola. Após o retorno, todas as medidas serão tomadas para garantir que todos os ambientes e superfícies sejam limpos e desinfectados após o uso como mesas, cadeiras, corrimões, entre outros objetos.

Higienização dos alunos e funcionários

Para higienização constante das mãos e dos itens pessoais dos alunos e funcionários, serão disponibilizados álcool em gel 70%, papel toalha, sabão e pias em áreas comuns da escola.

Não compartilhar objetos

Solicitamos que os alunos tragam de casa todo o material escolar necessário. Não é recomendado a troca ou empréstimo de material com os colegas.

Transporte Escolar

O transporte escolar terá número reduzido de alunos e todos que dependerem do transporte deverão usar máscaras. A desinfecção dos veículos também deve ser uma prioridade, recomendando-se inclusive sua limpeza em cada turno.

A capacitação dos profissionais

A capacitação dos profissionais da educação que estarão em contato direto com os alunos será feito por profissionais capacitados e de acordo com os protocolos de retorno das aulas. Nessa capacitação os servidores da educação deverão adquirir conhecimentos para se protegerem e protegerem seus alunos. Devida a baixa idade dos alunos, eles serão os principais responsáveis por ensinarem as novas medidas de segurança.

Recomendações aos pais e alunos

Utilizarem calçados fechados;

Utilizarem recipientes individuais;

Mobilização das famílias para intensificar as orientações de prevenção da COVID-19 aos filhos.

Como falar sobre COVID-19 com as crianças?

  1. Fazer perguntas abertamente e ouvir o que elas tem a dizer.
  1. Ser honesto Explicar a verdade deforma clara e descomplicada.
  1. Mostrar como devemos nos proteger e também proteger nossos amigos, (por exemplo, lavando bem as mãos,usando máscaras e mantendo odistanciamento).
  1. Oferecer segurança e manter rotinas. Criar oportunidades para brincadeiras.
  1. Mostrar que as pessoas estão ajudando umas às outras e que hámuitos profissionais trabalhando paracombater a pandemia.
  1. Encerrar o assunto com cuidado e semostrar aberto e disponível paranovas conversas.

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo