2ª AÇÃO DA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE | HEMOMINAS | SMS PIRAÚBA | 2022

2ª AÇÃO | CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE | 2022

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE | PIRAÚBA | MG

HEMOMINAS | JUIZ DE FORA | MG

Considerando o êxito dos dias 18 e 25 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde continua a CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE no município de PIRAÚBA/MG com agendamento de novas datas. Salientamos a importância da doação de sangue e a necessidade dos hemocomponentes para salvar vidas de pessoas conhecidas e desconhecidas, bem como, a baixa dos bancos de sangue do país inteiro.

No Brasil, dados recentes mostram que apenas de 1,6% a 1,8% da população doa sangue. Uma margem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica entre 1% e 3% para que a população local esteja em segurança.

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – qualidades que já nascem com a pessoa ou que podem ser cultivadas desde a infância e mesmo despertadas pelo exemplo alheio. Ou quando a necessidade bate à porta. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.

Desse modo, gostaríamos de mobilizar a nossa população em prol da comunidade, reforçando que tivemos dificuldades em procedimentos de hemotransfusão de alguns munícipes devido ao quadro geral dos HEMOCENTROS. Contamos com o apoio de nossa população, visto que é de extrema importância, a participação da comunidade em prol da qualidade de vida e bem-estar.

Os interessados deverão procurar as UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ou a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE para realizar a inscrição. A doação ocorrerá no HEMOMINAS em JUIZ DE FORA, com transporte disponibilizado gratuitamente. Foram agendados os dias 02/04/2022 (sábado), 14/04/2022 (quinta-feira) e 30/04/2022 (sábado).

Os DOCUMENTOS necessários para a INSCRIÇÃO são:

• Cartão do SUS (CNS); CPF; RG.

Salientamos o candidato deverá estar em conformidade aos critérios para doação de sangue recomendados pela ANVISA e os critérios estabelecidos pelo HEMOMINAS. A saber:

ORIENTAÇÕES GERAIS

• Todo candidato à doação de sangue deverá apresentar documento de identidade original e oficial com foto;
  • É necessário dormir bem na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação;
  • O uso de medicamento, inclusive para enjoo, pode impedir a realização da doação;
  • A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, o candidato à doação deverá tomar o lanche normalmente, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço é necessário aguardar três (3) horas para realizar a doação;
  • O motorista do veículo que transporta o grupo de doadores não deverá doar sangue nessa ocasião;
  • O atendimento aos candidatos à doação será sequencial, por ordem de chegada e de cumprimento de cada uma das etapas do processo de conscientização, cadastro, triagem e coleta;
  • As doações em grupo ou caravanas são mais demoradas. Haverá um intervalo de tempo entre o término da doação dos primeiros e últimos candidatos.

"O Doador de Sangue é extremamente importante para a manutenção do estoque de sangue e hemocomponentes necessários à comunidade e a Fundação Hemominas tem imenso prazer em recebê-lo. Contamos com a colaboração e participação de todos!"

PIRAÚBA, MINAS GERAIS, 04/03/2022.