II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL | 25 DE MARÇO DE 2022 | PIRAÚBA MG

DATA: 18-03-2022

A Prefeitura de Piraúba, Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, informam a toda população sobre a realização da II Conferência Municipal de Saúde Mental, visando abordar os temas explanados de forma objetiva para usuários, prestadores e gestores do SUS. Sendo assim, com intuito de levantar propostas de todos os segmentos de forma democrática para melhorias nos serviços públicos de saúde mental, bem como dos demais serviços. Estas propostas serão designadas para as conferências a nível estadual e nacional mediante cronogramas das respectivas esferas.

A II Conferência Municipal de Saúde Mental acontecerá no dia 25 de março (sexta-feira), no horário de 07:30 às 17:00 horas, nas instalações do VIENA FESTAS E EVENTOS, localizado na Avenida Darcy Prata, n° 13, Bairro Santa Terezinha, Piraúba, Minas Gerais. Haverá palestras, mesa de debates e grupos discursivos que apresentarão as propositivas elaboradas conforme o regimento da V Conferência Nacional de Saúde Mental.

TEMAS

A II Conferência Municipal de Saúde Mental terá como tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O eixo principal será “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”. Bem como, seus respectivos subeixos.

Eixo I à Cuidado em Liberdade como garantia de direito à cidadania;

Eixo II à Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Eixo III à Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

7h30min às 8h: Credenciamento + Café da manhã;

08h às 8h10min: Leitura do Regimento;

08h30min: Apresentação;

9h: Eixo I à Cuidado em Liberdade como garantia de direito à cidadania.

Palestrante: Marcelo Prudente de Moraes

1° Sargento Comandante do Destacamento de Polícia de Piraúba. Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Palestrante: Vitalina Maria Barroso

Psicóloga infantil, adolescente e Adulto. Psicopedagoga. Pós-graduanda em Cuidados Paliativos e terapia da dor. Coordenadora do CAPS I Dr. Edilberto Guilhermino de Rio Pomba.

9h40min: Apresentação Cenário Municipal de Saúde Mental;

10h: Eixo II à Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

Palestrante: Fabiana Érica de Souza

10h30min: Eixo III à Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.

Palestrante: Fabiana Érica de Souza

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutoranda em Saúde Coletiva pela UFJF, possui mestrado em Saúde Coletiva pela UFJF. Referência em Saúde Mental na Gerência Regional de Saúde de Ubá, integrante da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica de Minas Gerais.

11h30min: Almoço;

12h40min: Experiência exitosa;

13h: Eixo IV à Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Palestrante: Lara Macêdo Leite

Médica graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Psiquiatria na Faculdade IPEMED de Ciências Médicas – AFYA.

13h30min: Grupos de Debates + Elaboração de Propostas;

14h30min: Apresentação das propostas.

15h15min: Coffee Break;

15h45min: Plenária;

16h15min: Votação dos delegados;

16h45min: Agradecimentos;

17h: Encerramento.

INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde até 24/03/2022 onde os participantes deverão informar o segmento ao qual pertencem (usuários do SUS, imprensa, profissional de saúde ou gestor).

Observações: Será servido alimentação no local.

Preencher/entregar o formulário de inscrição na SMS até 12:00 horas do dia 24/03/2022.

Apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 no credenciamento.

Sua participação é extremamente importante para o fortalecimento das Políticas Públicas em Saúde!