Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3573-1575
EMAIL ouvidoria@pirauba.mg.gov.br

Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose

DATA: 23-03-2022

24 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

A data é uma lembrança ao dia da descoberta da bactéria Mycobacterium tuberculosis, descrita por Robert Koch pela primeira vez em 1822.

O que é?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Qual a causa?

Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Quais os sintomas?

Os sinais e sintomas mais descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas; cansaço; febre baixa; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

Como se transmite?

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.

Como tratar?

O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade.

Como se prevenir?

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Considerando a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, os profissionais do município de Piraúba realizaram palestras e orientações nas Unidades Básicas de Saúde, no intuito de conscientizar a população referente a identificação, prevenção e tratamento da Tuberculose.

Referência: https://bvsms.saude.gov.br/tuberculose.

 

Piraúba, 23 de março de 2022

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo