Restauração da Iluminação do Cruzeiro

DATA: 27-10-2022

O cruzeiro foi tombado pelo Decreto nº 43 do dia 30 de dezembro de 2010, devido ao seu valor histórico e cultural para os piraubanos, sua importância é narrada no próprio hino da cidade, “Teu CRUZEIRO no alto ilumina a teu povo fiel lutador e a teu visitante fascina com imponente e altivo esplendor”. O monumento foi construído em um dos pontos mais altos da cidade e o lugar passou a ser chamado pelos moradores como Morro do Cruzeiro.

De acordo com documentos de registro encontrados no Espaço Cultural de Piraúba, o cruzeiro foi colocado em meados de 1960, na administração do Prefeito Sebastião de Paula Pires, quando o senhor Mário que veio morar em Piraúba a serviço da Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina, ele tinha uma promessa a ser cumprida, ele dizia que por toda cidade que morasse e que não tivesse uma cruz em destaque, ele teria que colocá-la.  No município de Piraúba não foi diferente, e por esse motivo, o Cruzeiro foi fixado. Na época em que o cruzeiro começou a ser construído não havia estradas para chegar até ao local escolhido para a construção, deste modo, abriu-se um caminho por trás do morro. Os materiais para construção foram transportados muitas vezes em lombos de burros e mulas, carros de bois ou mesmo por pessoas. Quando ficou ao inaugurá-lo, foi celebrada uma missa no local pelo Monsenhor Ibrahim Gomes Caputo com a participação de diversos representantes da comunidade piraubana.

Já algum tempo a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Piraúba-MG (COMPAC/PMG) vem discutindo a respeito do bem cultural e cogitando algumas medidas objetivas de conservação. Entre elas estão a retirada das fitas de led e instalar bocais de mesmo modelo dos originais e colocação de novas lâmpadas, em led.

Hoje dia 27 de outubro 2022, recebemos a Visita técnica do eletricista Eduardo que irá realizar o serviço elétrico no cruzeiro para colocar os bocais de louça como os originais e as novas lâmpadas de Led. Em breve teremos nova iluminação no Cruzeiro.

Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer