Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3573-1575
EMAIL ouvidoria@pirauba.mg.gov.br

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE MORTALIDADE E MORBIDADE NO TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE PIRAÚBA-MG

DATA: 08-12-2022

Acidentes de trânsito (AT) representam importante problema de saúde pública. O Brasil ocupa a quinta posição entre os países com maior número de mortes por AT, com mais de 150 mil vítimas incluindo óbitos e feridos graves.

 Mundialmente poucas ações de saúde são realizadas para prevenção de acidentes e o Brasil é considerado um dos países com o trânsito mais violento do mundo, o que justificaria políticas voltadas para estas causas.

Já há algum tempo que os ATT têm composto a agenda política no Brasil e algumas políticas foram implementadas visando enfrentar a dura realidade da violência no trânsito, que atinge em maior proporção aqueles mais vulneráveis, como os motociclistas, pedestres e ciclistas. Segundo a OMS, 50% dos óbitos por acidentes de trânsito ocorrem com pessoas que estão na situação de motociclista, pedestres e ciclistas (SANTOS, 2020). Em 2009, na Conferência de Moscou, a OMS divulgou relatório com dados mundiais sobre segurança no trânsito, cujo documento tornou-se referência mundial para o incremento de ações para segurança no trânsito (SANTOS, 2020). Para a OMS (2018), a morbimortalidade no trânsito é um sério problema de saúde pública que afeta o mundo e que ocorre em maior incidência nos países em desenvolvimento.

O município de Piraúba possui área territorial total de 144,289 km2, localizado nas coordenadas de latitude 21º 16’ 33” Sul e longitude 43º 01’ 33’’ Oeste, e faz limite ao norte com os munícipios de Ubá e Tocantins, a leste com o município de Astolfo Dutra, a oeste com o município de Rio Pomba, e ao sul com o município de Guarani.

Os acidentes de trânsito são fenômenos multifatoriais e complexos que dependem de investimentos, por parte do poder público, para apreensão de fatores e condutas de risco e proposição de estratégias de enfrentamento que possam, efetivamente, gerar políticas de promoção da mobilidade segura no trânsito urbano. Com vistas a fomentar proposições de estratégias preventivas e de promoção da saúde, este Boletim constitui-se um condensado de informações sobre óbitos e internações ocorridos por ATT, na cidade de Piraúba, entre os anos de 2012 a 2022, tendo como objetivo apresentar um panorama geral dos acidentes no trânsito, com perfil das vítimas, análise de contextos e da dinâmica dos acidentes, bem como dos fatores e condutas de risco associados aos acidentes.

Compartilhar em:

ARQUIVOS
Descrição do arquivo Data do arquivo Link para download
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE MORTALIDADE E MORBIDADE NO TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE PIRAÚBA-MG 08-12-2022    DOWNLOAD

Voltar
Voltar ao topo