RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO - CAMPANHA MAIO AMARELO 2021 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRAÚBA - MG

DATA: 29-05-2021

RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRAÚBA – MG

No Brasil, as causas externas (violências e acidentes) representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a 9 anos, passando a ocupar a primeira posição na população de adultos jovens (10 a 49 anos) e ocupa a terceira posição entre a população acima de 50 anos. A maior parte das vítimas desses acidentes do trânsito é do sexo masculino e jovens em idade produtiva. São milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor saúde e para as famílias.

Os acidentes de trânsito são previsíveis e, portanto, podem ser prevenidos. No entanto, para se combater o problema necessita-se de uma coordenação e uma estreita colaboração entre os diversos setores, além de interesse político, comprometimento das autoridades e da importante participação da comunidade.

Desse modo, pensando no outro e fazendo por todos, o que se espera é trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, colocando-se no lugar do outro e praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.

No intuito de promover a cultura de segurança no trânsito e minimizar os danos decorrentes dos acidentes em vias públicas, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraúba, através das Unidades Básicas de Saúde, Equipe Multidisciplinar, Polícia Militar, entre outros, realizou durante o mês de maio, diversas ações de conscientização a população piraubana referentes aos cuidados no trânsito e qualidade de vida.

PRÁTICAS SAUDÁVEIS NO TRÂNSITO

• Transite em velocidade condizente com a velocidade permitida na via em que está trafegando;
  • Mantenha distância segura de, pelo menos, 10 metros de distância do carro da frente, principalmente em caso de chuva;
  • Utilize luzes diárias de circulação diurna;
  • Respeite a faixa de pedestre;
  • Use sempre o cinto de segurança;
  • Não utilize equipamentos que retirem sua atenção, como fones de ouvidos ou celular;
  • Não pilote depois de ingerir qualquer bebida alcoólica;
  • Atravesse a via sempre olhando para os dois lados;
  • Trafegue nas ciclovias e ciclofaixas. Onde elas não existirem, ande próximo ao meio fio;
  • Use sempre o capacete e exija que seu carona também use;
  • Utilize sempre capacete fechado e que tenha o selo do INMETRO;
  • Menores de 10 anos devem ser transportados no banco traseiro com o cinto de segurança;
  • Menores de 4 anos devem ser transportados no banco traseiro e em cadeira especial;
  • Menores de 1 ano devem ser transportados no banco traseiro e em assento próprio.

REFERÊNCIA: VIDA NO TRÂNSITO. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, 2021. Disponível em: