Livros para a Biblioteca Municipal

DATA: 24-09-2021

Recebemos ontem, dia 23 de setembro de 2021, dois exemplares do livro Lanternas Flutuantes: habitando poeticamente o mundo, livro escrito por Aylê-Salassé Filgueiras Quintão e doados para a Biblioteca Pública Municipal.

Confira um pouco do texto: “Afloradas de sonhos e pesadelos, sorrateiras figuras arquetípicas transitam pelo caminho das pessoas dando-lhes arremates existenciais a vida inteira. Esses ardilosos e incansáveis protagonizadores da realidade dos humanos são chamados aqui de “Lanternas Flutuantes”, tal a sua força expressiva cultural periférica. Emergem no cotidiano, eventuais e inusitados, como “memórias involuntárias” (Proust). Distraídos e confundidos pelas questões políticas e econômicas conjunturais, a maioria dos indivíduos não percebe nesse protagonismo um tempo poético. O homem habita o mundo poeticamente, dizia Friedrich Holderlin. Intrigante, não é? Configura a relação do personagem com seis desses fantasmas”.

Aylê-Salassié Filgueiras Quintão nasceu em Piraúba, Minas Gerais. É jornalista e professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), mestre em Comunicação e doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB), onde foi também professor. É graduado em Jornalismo, Política e História. Membro da Academia de Letras do Brasil.