Avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) - 2021

DATA: 19-11-2021

As avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. Por isso, é muito importante que as unidades de ensino já estejam preparadas na data da aplicação dos testes.

Nas escolas municipais, as provas serão aplicadas no dia 23 de novembro, de acordo com agendamento prévio das escolas.

Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria INEP Nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorrerá em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares.

Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória. Por isso, para a aplicação dos testes nas escolas serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19.

Este é um dia muito importante para o futuro da educação, por isso aluno, não fique de fora dessa!

Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.