CAMPANHA JANEIRO BRANCO 2022 | SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE | PIRAÚBA | MG

DATA: 14-01-2022

CAMPANHA JANEIRO BRANCO 2022

Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 e tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

A escolha de janeiro foi uma estratégia para chamar a atenção, logo no começo do ano, para os motivos frustrantes de não ter conseguido cumprir alguma meta no ano finalizado. O acúmulo de sensações típicas de final de ano pode impactar decisões precipitadas e gerar preocupações e ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações.

Portanto, o Janeiro Branco alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica. Um efetivo controle emocional é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.

No universo corporativo, questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes de afastamentos. Além disso, doenças ligadas à mente têm se configurado na lista das que levam ao requerimento de auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, nos casos mais extremos.

No Brasil, o panorama da saúde mental é preocupante, uma vez que o suicídio entre jovens brasileiros é a quarta maior causa de morte. Além da depressão, o alcoolismo, isolamento social, perdas recentes, traumas de infância e dependência química também impactam a saúde mental e são razões para justificar a relevância do Janeiro Branco. Contudo, em uma humanidade caracterizada por graves índices de adoecimentos mentais e emocionais, muitas vezes revestidas em violências, nas relações entre indivíduos.

SAÚDE MENTAL É A MAIOR RIQUEZA DA HUMANIDADE!

Algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida

e promover a saúde mental:

• afaste-se de situações que gerem emoções negativas;
  • separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;
  • valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família;
  • pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono;
  • mesmo durante o período de quarentena, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares.

Mediante isso, se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental. Procure seu Posto de Saúde, converse com seu Agente Comunitário de Saúde, agende uma consulta com o médico; busque apoio na Secretaria Municipal de Saúde; ou procure um Psicólogo de sua confiança.